24 de março de 2013

RARET - RÁDIO EUROPA LIVRE

 
 
 

A Rádio Europa Livre (Radio Free Europe) – um complexo de emissores, grandes antenas e edifícios de apoio – nasceu, pela mão dos americanos, no período histórico de disputas estratégicas e conflitos indirectos entre EUA e URSS, conhecido como Guerra Fria.

Instalada em Portugal – país neutro durante a Segunda Guerra Mundial, mas um importante actor na guerra ideológica sem armas que se seguiu –, a Rádio Europa Livre transmitiu continuamente, durante mais de 40 anos (até à queda da dominação soviética), programas de ideologia capitalista para os países ocupados pelo comunismo da URSS – programas esses que eram transmitidos, em onda curta, nas línguas dos próprios países a que chegavam.

E foi precisamente na vila portuguesa Glória do Ribatejo, na altura semi-desabitada, que foi construído o maior centro emissor da Rádio Europa Livre, cujas instalações (designadas RARET – sociedade anónima de RÁdio RETransmissão) estão hoje desocupadas (as antenas e todo o material de emissão foram desmantelados).

A RARET servia apenas para retransmitir os programas da Rádio Europa Livre, cujos estúdios principais estavam em Munique, na Alemanha, já que Salazar permitia que Portugal fosse somente o “espelho”. Neste sentido, a RARET estava ligada a um importante centro de escuta na Maxoqueira, em Benavente, que recebia as emissões do município alemão Holzkirchen e as gravava ou reencaminhava logo para os diferentes emissores da Glória do Ribatejo. Estes emissores, com centenas de kilowatts (kW) de potência, tinham as antenas dirigidas para a Roménia, Checoslováquia, Polónia, Hungria e Bulgária e, a partir dos anos 60, para países comunistas do Médio Oriente, num total de 18 línguas diferentes.

1 comentário:

  1. Espectacular como a arquitectura deste complexo de edifícios se concentra numa contemporaneidade tão sublime. Impressionante mesmo...Estou siderado. ;)

    ResponderEliminar